terça-feira, 5 de agosto de 2014

2 semanas sem fumar

14 dias sem fumar... quem diria!
Para quem está parando de fumar, 14 dias é muita coisa,brother! Por que na maioria das vezes, a gente não se imagina ficar 2 horas sem o cigarro. Ser obrigado ficar sem o cigarro por 2 ou 3 horas já é considerado sacrifício. e de repente, você está há 14 dias sem fumar! Sinta-se um vitorioso!! Parabéns para nós!!

Bom, pra quem está nos primeiros dias, enfrentando bravamente a fissura e lutando dia a dia contra si mesmo e entrou aqui no blog para saber como é a evolução semanal do ex-fumante, eu tenho uma boa notícia.

Vou te contar que hoje, 14 dias depois do meu último cigarro, eu estou começando a ter um pouco mais de controle sob minhas vontades.
Eu percebo que a vontade da nicotina em si já passou... o lance agora é psicológico. Quase que 98% psicológico.
Eu sinto que meu cérebro e meu organismo já entenderam que não vai mais rolar...

Eu me sinto uma ex-fumante mas, minha cabeça ainda é de uma fumante.

Por exemplo, várias vezes no dia, parece que está faltando alguma coisa na minha rotina. Sabe aquela sensação de "estou esquecendo de fazer alguma coisa"? Aí eu paro pra pensar e concluo "puta, é o cigarro!" por que eu sempre sinto isso quando eu estou saindo de algum lugar (por que era batata: sempre que eu saía de algum lugar, independente do tempo que eu tinha ficado dentro. Quando eu tinha acesso a rua, eu tinha que acender um cigarro), ou depois de comer ou em horários específicos, tipo, todos os dias as 10h da manhã eu tenho essa sensação de estar faltando alguma coisa. Porque? Por que todos os dias, as 10h eu me escondia no estacionamento da empresa e fumava meu cigarro.
É incrível como o psicológico ainda insiste em me lembrar do cigarro... o tempo todo.

Mais uma atitude que me leva a afirmar que minha cabeça ainda não é de uma ex-fumante, é o fato de eu ainda associar o cigarro a momentos felizes e ficar triste quando eu percebo que não tem mais o cigarro envolvido.
Por exemplo, eu costumava contar os minutos finais expediente na empresa pra poder sair, entrar no carro e fumar meu cigarrinho em paz, sossegada, sem me preocupar com o tempo. Hoje, quando eu penso "faltam 10 minutos pra eu sair e fumar meu cigarro" e na sequência me corrijo "ah caral**, não tem mais cigarro, eu não fumo mais!" e nisso bate uma tristezinha, sabe? Tipo, eu não tenho mais essa "felicidade".
Eu ainda não consigo simplesmente pensar "acabou mais um dia de trabalho, vou pra casa descansar..."
Essa é minha nova batalha. Contra mim mesma. É difícil. Muito. Mas não é impossível.

A parte boa é que aos poucos eu consigo identificar essas fraquezas e combatê-las vai ficando mais fácil a cada dia.
As tonturas passaram completamente, a dor no peito continua mas, é bem fraca e não é constante. O refluxo também sumiu.

E nessa batalha, cada um encontra sua forma de defesa e ataque. E eu descobri algumas atitudes que me "melhoram" no dia a dia:
* Ler e reler, assistir e reassistir matérias que falem sobre "parar de fumar". 
Para algumas pessoas isso pode ser um fator negativo pois, ter acesso a imagens de pessoas fumando, falar sobre o cigarro, acaba dando mais vontade... Mas no meu caso, ler relatos de pessoas que conseguiram ou uma simples matéria que fale sobre os benefícios de para de fumar, me ajudam a encontrar motivação para continuar.
Eu entro muito no fórum Eu vou parar de Fumar e nos blogs Parei de Fumar e Parando de Fumar.
Tem um site também, bem legal onde você informa a data em que você fumou seu último cigarro e ele te apresenta uma série de gráficos com os benefícios que você já conquistou e quanto tempo falta para o próximo... o site é o Pare Agora de Fumar.
E vídeos, eu assisti aquela série Brasil Sem Cigarro com o Dr. Drauzio Varella.
Enfim, pra mim, ler e ver relatos de pessoas que estão na mesma batalha que eu, que estão sem fumar há muito mais dias, meses e anos que eu e sobreviveram, me ajuda a seguir em frente.

*Aplicativos
Eu baixei um aplicativo chamado "My Last Cigarete'' ou "Meu Último Cigarro" em português. Esse aplicativo é bem parecido com o Pare Agora. Você preenche os dados do seu dia de fumante e ele te fornece gráficos mostrando sua evolução, quantos cigarros você deixou de fumar e quanto dinheiro você economizou.
Apesar de saber que cada um de nós é diferente, esse aplicativo acaba ajudando, por que vai te incentivando a progredir nos índices.
Tem um aplicativo de hipnose também que eu baixei mas não consegui usar... ele esta corrompido. Eu não sei se dá certo. Mas eu sei que a gente não esta numa situação de ficar julgando as coisas sem testar. A gente tem que testar tudo. O máximo que vai acontecer é não dar certo e você continuar com vontade de fumar. Quando eu conseguir baixar o dito cujo certinho, eu conto pra vocês.

*Desabafar
E por fim, eu resolvi escrever esse blog, por que eu passo muito tempo escrevendo nele. E eu desabafo. E eu coloco pra fora tudo o que eu estou sentindo. Por que as pessoas que estão ao meu redor, elas não são obrigadas a entender a minha história e eu comecei a perceber que eu estava muito repetitiva, que toda hora eu queria falar do cigarro, da minha dor de cabeça, da minha tremedeira por estar sem fumar... então eu resolvi fazer o blog por que aí entra quem quer, cada um lê no seu tempo...

Ah novidades...
Hoje eu passei no pneumologista e estou de alta da pneumonia!! Mas ainda estou com muito catarro e um pouco de falta de ar.. mas isso pode ser por causa da recuperação do meu organismo com relação a eu ter parado de fumar.
Ele me receitou os adesivos da Niquitin... por 1 mês. Eu vou começar a usar e conto pra vocês como foi. Se eu disser que eu acho que eu preciso muito desses adesivos, é mentira. Como eu disse, eu não tive nenhuma crise de fissura. Só que eu estou com muito medo de ter essa crise de fissura e não estar preparada.

Na sexta-feira eu devo ter novidades mais interessantes pra vocês, pois irei passar pela consulta no GAT do AC Camargo.

Não é uma batalha fácil gente! Eu vou dizer pra vocês que se eu, há 14 anos atrás tivesse a oportunidade de me ver hoje, eu não teria fumado o primeiro cigarro... eu não teria cedido a pressão de ser popular e de me enturmar.
Por que dói. Dói muito. Você entra em desespero. Você não sabe o que fazer com a sua mente. É difícil você assumir que você é uma viciada. É difícil você admitir que você precisa de ajuda. É difícil você resistir. É difícil você ter auto-controle.
Nem todo mundo entende o que você esta passando.

Só sabe o que eu estou passando e o que você esta passando, quem passou por isso.

Mas nós vamos conseguir!

Eu quero poder respirar bem, planejar minha gravidez, eu quero evitar um câncer...

E eu estou lutando pra conseguir...

E se você esta aqui nesse blog é por que você esta passando por tudo isso também, ou conhece alguém que está passando por isso e quer ajudar.

Se você esta nessa batalha, parabéns!! Se você esta há 1 dia sem fumar, parabéns!! Se você esta há 1 semana, há 1 mês, há 1 ano, não importa... você sempre vai somar 1 dia a mais sem cigarro e quando você for ver, você terá vencido!!!

14 comentários:

  1. O que me torna mais resistente é oensar que perdi meu pai ha dez anos e conseguir superar a dor. Por que não vou conseguir superar a perda desse vicio maldito e destruidor.Força,Fé e procurar fazer desse momento uma vitória para o resto da vida.

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm tô 14 dias sem fumar, mas anda é complicado, uso adesivo mas quando vai dando hora de trocar é punk, mas tõ conseguindo levar, obrigado por seu depoimento, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Copiei e colei.... é bem isso.... força, fé e coragem porque realmente parar de fumar dói... mas vamos vencer dia a dia...

    ResponderExcluir
  4. eu comecei hoje a tentar parar de fumar.. estou gravida de 20 semanas e tenho muito medo da minha filha nascer com algum problema devido ao cigarro. mas esta sendo muito difícil estou tendo uma crise atrás da outra e olha que só foram 2 horas sem fumar ainda.. me ajudem meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja forte! Você já tem o principal para parar: um motivo!
      Siga em frente, se achar necessário busque ajuda médica, toda ajuda é bem vinda. Estou sem fumar ha 2 anos e não me arrependo. Não foi fácil mas eu consegui e você conseguirá também.
      Beijos e boa sorte

      Excluir
  5. Realmente, é muito difícil parar. Estou há 7 dias sem fumar e, muitas vezes, já estou descendo para fumar quando lembro que estou parando. Está muito difícil deixar de lado o hábito de fumar.

    ResponderExcluir
  6. Hoje (17/04/2017) também faço 14 dias sem fumar.

    ResponderExcluir
  7. 14 dias sem fumar (29/05/2017)!! E agradeço todos os dias por eu ser guerreira..mesmo não tendo pensado em parar de fumar...simplesmente não acendi o cigarro numa segunda feira...e não me fez falta e não faz...não tive fissuras...mas minha ansiedade q já estava bem em alta parece q está descontrolada! Mas sigo firme e forte!

    ResponderExcluir
  8. OLA GENTE ESTOU 12 DIAS SEM FUMAR E DIFICIL MAS ESTOU NA LUTA TEM QUE TER A MENTE MUITO FORTE PQ A NICOTINA E MUITO VICIANTE MAS O MEU SEGREDO E SIMPLES EM PRIMEIRO LUGAR VC TEM QUE SE PERGUNTAR REALMENTE EU QUERO PARAR DE FUMAR SI FOR SIM SUA RESPOSTA VC ESTA NO LUGAR CERTO PRIMEIRO FOCO E DEUS SO ELE PODE NOS LIVRAR DESSE VICIO MALDITO E VC TEM Q LUTAR COM SUA MENTE O TEMPO TODO PQ SUA MENTE VAI QUERER FUMAR MAS QUEM MANDA E VC
    EU FALO ASSIM PRA MIM MESMO EU NÃO VOU FUMAR E PRONTO QUERO VER QUEM MUDA ISSO FALA ISSO TODA HORA NAO VOU FUMAR MAIS E BPRONTO QUEM MANDA SOU EU E ISSO AE GALERA

    ResponderExcluir
  9. fUMEI QUASE 20 ANOS, JÁ TENTEI VARIAS VEZES E SEMPRE SEM SUCESSO, QDO VIA O QUANTO EU ESTAVA ENGORDANDO, EU VOLTAVA... MAS DESTA VEZ ESTOU DECIDIDA, ME PREPAREI, VOU COMEÇAR A FAZER ACADEMIA E MUDEI A ALIMENTAÇÃO, NÃO FUMO HÁ 10 DIAS, ESTOU COM A MENTE PREPARADA, MESMO QUE EU ENGORDE, EU PRETENDO NÃO FUMAR NUNCA MAIS. vALE A PENA, É UM SACRIFÍCIO QUE VALE A VIDA! SÓ QUEM FUMA SABE O QUANTO É DIFICIL, MAS NÃO IMPOSSÍVEL. QUE TODOS QUE QUEIRAM PARAR COM ESSE VICIO, CONSIGA, TORÇO POR VCS!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou completando hoje 7 dias sem fumar.
    Comecei cedo com esse vicio e volte e meia bate uma vontade forte de largar tudo mas cada dia que passa sem cigarro eu me sinto mais vivo. Obrigado pelo depoimento !!

    ResponderExcluir
  11. Adorei os comentarios.
    Como está difícil.
    14 dias sem fumar.
    Que Deus nos ajude!!!

    ResponderExcluir
  12. Li e me identifico totalmente.
    Estou há 1 semana sem fumar usando o adesivo (santo adesivo), mas o pior estão sendo os momentos em que o cérebro "avisa e cobra" o momento de fumar e realmente da uma tristeza de não fumar, nem ouso falar isto para as pessoas porque vão me chamar de louca!
    Mas como disse uma pessoa acima, se eu venci a perda da minha mãe que era minha única família, porque não vou conseguir parar de fumar. Mas é necessário DETERMINAÇÃO E FORÇA DE VONTADE e não ter nenhum cigarro próximo nem a disposição.
    A primeira semana que usei adesivo tinha um maço aberto de cigarro que deixei fora dos olhos, não prestou, acessei os cigarros fumei e passei mal (não pode fumar com os adesivos pois dá acúmulo de nicotina) minha pressão subiu, tive dor de cabeça e enjoo.
    Hoje continuo na 2a semana dos adesivos mas sem cigarros em casa, portanto sem condições de "obedecer" o cérebro quando "manda" fumar.
    Estou confiante e "só por agora não vou fumar"!!!

    ResponderExcluir