domingo, 17 de agosto de 2014

Sobre não fumar, remédios e TPM



26 dias sem colocar um cigarro na boca. Se levarmos em consideração que há 27 dias atrás eu não conseguia ficar 8 horas sem o cigarro (tomando por base o tempo em que eu fico dentro da empresa), 26 dias sem nem ao menos tocar em um cigarro é muita coisa. Me sinto uma vitoriosa!

Não cheguei até essa marca sozinha, apesar de não saber até que ponto fui ajudada realmente e até onde minha determinação foi quem falou mais alto. O fato é que, lá pelos 15 dias sem cigarro eu comecei a enlouquecer, meu humor começou a oscilar muito e todos os sintomas da abstinência se juntaram a todas as dores de parar de fumar e eu achei que não ia conseguir.

Busquei ajuda médica e estou me medicando e é sobre meus primeiros dias com o remédio que eu venho falar com vocês.

Primeiramente, nunca, nunquinha, NEVER, tome qualquer medicamento para auxiliar no processo de parar de fumar sem consultar um médico. Faça isso por amor a sua vida. Procure um médico antes.
Eu vou colocar o nome do remédio que estou tomando por que sei que ele é receitado à grande maioria das pessoas que estão largando o tabagismo. Eu passei a semana inteira buscando informações e depoimentos de usuários desse medicamento e não consegui muitas respostas sobre efeitos colaterais e eficácia no tratamento então, espero poder ajudar pessoas que estão na mesma situação que eu e caso você esteja usando o mesmo remédio, ou já usou, comente sua experiência.

A primeira pergunta que me veio a cabeça foi que médico procurar. Na verdade, não existe um médico específico tipo, cardiologista para problemas do coração. Geralmente, a pessoa que para de fumar procura um pneumologista ou um psiquiatra (não há uma pesquisa sobre isso, eu cheguei a essa conclusão sozinha lendo e conversando com pessoas que estão se tratando). Eu procurei os dois! A grande verdade é que o fato de eu precisar de um pneumologista foi o que me motivou a parar de fumar e o psiquiatra entrou na história quando eu resolvi tratar meu tabagismo como uma doença, um vício.

Meu pneumologista me aconselhou a começar com os adesivos. Meu psiquiatra além dos adesivos me receitou um antidepressivo para me ajudar a segurar a ansiedade, a Bupropiona.

Veja aqui o que aconteceu quando eu usei o adesivo.

Sobre a Bupropiona...



A primeira coisa que você faz antes de começar a tomar um remédio que você sabe que tem efeitos colaterais é ler a bula e ver o que pode te acontecer nos próximos dias. Pelo menos, eu faço isso.

Me deparei com a seguinte lista de reações adversas (pra facilitar já vou dizendo se eu apresentei ou não):
Muito comuns:

  • Insônia: Não tive, pelo contrário, desde que parei de fumar sinto muito sono.
  • Dor de cabeça: Um pouco. Na verdade é mais uma pressão do que uma dor.
  • Boca Seca: Passei a tomar 2 litros de água por dia. 
  • Distúrbios gastrintestinais, por exemplo, náuseas e vômitos: São não tive vômito. Mas chegaram a cogitar a hipótese de eu estar grávida devido a quantidade de náuseas.
Comuns:

  • Urticária: Não
  • Perda de apetite: Completamente
  • Agitação: Não percebi nada
  • Sentir-se ansioso ou depressivo: Sim, mais depressivo do que ansioso.
  • Tremores: Um pouco
  • Vertigem: Um pouco
  • Mudanças no paladar: Não
  • Dificuldade de concentração: Total
  • Dor abdominal: Sim
  • Constipação: Um pouco
  • Erupção Cutânea: Não
  • Coceira: Não
  • Distúrbios de Visão: Não
  • Sudorese: Não
  • Febre: Não
  • Fraqueza: Um pouco  
Conclusão: isso não é um remédio, é uma bomba! Maios ou menos isso.

Nos primeiros 5 dias eu deveria tomar 1 comprimido por dia de manhã e depois passar para 2 comprimidos sendo um de manhã e outro até as 16h.

Nos 3 primeiros dias eu não tive muitas reações. Somente um desconforto (uma dor que parecia que ia me dar "aquela" diarréia) no segundo dia e uma leve sensação de estar meio no mundo da lua. 
O bicho pegou do terceiro dia em diante e aí já aproveito para emendar o terceiro assunto do post.

Vamos voltar um pouquinho...

Eu comecei a tomar o BUP na sexta-feira, mesmo dia em que contei para meu namorado que eu tinha voltado a fumar. Ele ficou mega chateado e me disse coisas que eu não merecia escutar mas, quem sabe mais pra frente eu conclua que mereci.
No sábado, nós tivemos um dia agradável e no domingo também.

Na segunda-feira eu estava insuportável e nós discutimos... e eu chorei o dia inteiro na empresa e em casa. Na terça-feira idem. Ele ainda estava chateado, logo, não queria falar comigo, não respondia minhas mensagens e eu passei mais um dia chorando... e resolvi ir na casa dele após o expediente.
Na quarta-feira eu estava eufórica! Super animada!
Na quinta-feira, já estava um pouco chorona novamente.
Na sexta-feira, eu passei o dia triste e com  muito enjoo após o almoço. A noite, fui jantar com uns amigos e do nada, assim, no meio da rua, sem que nada tenha acontecido, eu comecei a me sentir enjoada e com muita tontura. E obviamente, mais uma crise de choro que foi devidamente engolida e abafada.
A sorte foi que meu namorado estava junto e estávamos perto da casa dele. 
Porém, meia hora depois, eu estava novinha em folha, como se nada tivesse acontecido. Só fiquei com uma dor, uma cólica que ia e voltava a noite inteira. 
Sábado, tudo ótimo. Só continuei com as cólicas mas, nada grave. 
Hoje, domingão eu me sinto bem. Ainda não tive nenhum sintoma. 
Ah, uma coisa que é recorrente e sempre sinto: uma pressão na cabeça seguida de uma sensação de estar no mundo da lua. Isso acontece sempre.

Essa semana iniciou-se meu período de TPM. Por isso, todas essas crises de choro, humor e carência podem ter sido aumentadas.
Geralmente, minha TPM era combatida com cigarro. Eu fumava muito mais. E esse é provavelmente o primeiro mês que eu tive que enfrentá-la sem fumar. Aí bateu com os primeiros dias do antidepressivo e ferrou tudo. 

A boa notícia é que essas reações devem sumir em 15 dias. Já se passaram 10. Só faltam 5. Eu posso aguentar. 

O remédio está cumprindo bem seu papel. Eu não tenho mais vontade de fumar, estou mais tranquila com relação a ansiedade. Parei de comer o dia inteiro e de mordiscar a tampinha da caneta. Meu humor melhorou um pouco. Ando meio sem paciência ainda mas, está melhor do que alguns dias atrás.

Eu recomendo muito que todos procurem ajuda médica. Na minha opinião, tudo o que for feito para diminuir a dor e amenizar o sofrimento é válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário